5 de janeiro de 2009

Loja Online Caminhos da Natureza

A Caminhos da Natureza abre loja online - http://www.caminhosdanatureza.pt/



Aqui encontra vestuário de alta qualidade para aventura e BTT. O destaque vai para os equipamentos da marca MONTANE, que se caracteriza por uma excelente qualidade, peso ultra leve e elevada transpirabilidade por forma a dar o máximo conforto e desempenho mesmo aos atletas mais exigentes.
As compras durante a campanha de abertura são premiadas com a oferta de uma bandana com Polartec no valor de 20€.

3 de janeiro de 2009

A grande travessia do Algarve em BTT - 21 a 24 Fevereiro

Está ai o Transalgarve De Alcoutim a Sagres

A Caminhos da Natureza organiza mais uma edição da fantástica travessia do Algarve em BTT (4 dias em BTT de Alcoutim a Sagres) nos próximos dias 21 a 23 de Março. Esta é uma travessia a não perder, onde iremos descobrir excelentes caminhos para o BTT e conhecer o interior e a serra Algarvia.

São cerca de 330km dos melhores percursos de um Algarve muito, muito diferente das razões por que habitualmente é conhecido em 4 dias a pedalar de manhã ao final do dia, sempre com um merecido descanso a meio das etapas diárias onde é servido um saboroso almoço volante no campo.

Os percursos são cuidadosamente escolhidos pela organização de forma a proporcionaram momentos inesquecíveis em BTT - rápidos estradões que cruzam campos repletos de verde e flores, desafiantes single-tracks pelo meio de luxuriante vegetação e dezenas de ribeiras espectaculares de agua cristalina para atravessar a vau (estas ribeiras são também conhecidas por molha pés), para terminar com o 4ºdia em que se realiza a travessia de toda a Costa Vientina de Odeceixe a Sagres!

Programa detalhado

Dia 1: Alcoutim – Barranco do Velho
O ponto de encontro é em Sagres, onde iremos deixar as viaturas pessoais e será feito o transfer para Alcoutim. Saímos desta bela vila banhada pelo rio Guadiana e entramos pelo interior da Serra Algarvia, passando por antigos caminhos que ligavam montes e casarios hoje abandonados e que nos levam até à muito característica aldeia da Mealha com os seus palheiros e hortas bem arranjadas e cuidadas. Continuamos pela Serra do Caldeirão com os seus sobreiros centenários e chegamos à acolhedora aldeia serrana de Barranco do Velho.
Duração: 7 a 8 horas; Distância aprox.: 80 Km; Desnível ac. subida: 1800 m.

Dia 2: Barranco do Velho - Silves
Iniciamos o dia seguindo um caminho que percorre o limite da serra com uma vista espectacular desde o interior até ao mar. Já no Barrocal Algarvio chegaremos à Rocha da Pena, enorme e escarpado maciço calcário de topo aplanado, que foi declarado "Sítio Classificado" em 1993 devido às suas fauna e flora únicas e ao facto de ser um afloramento calcário quase isolado numa zona de xistos. A meio do percurso, tempo para um repouso em Alte, típica aldeia que perdeu para Monsanto o titulo da “Aldeia mais Portuguesa de Portugal”. Sempre por ribeiras chegamos à barragem do Funcho que percorremos na sua totalidade seguida da Barragem do Arade. O dia termina com a chegada à cidade que se ergue em anfiteatro e é rodeada de pomares de amendoeiras, laranjeiras e figueiras - Silves
Duração: 7 a 8 horas; Distância aprox.: 89 Km; Desnível ac. subida: 1500 m.

Dia 3: Silves - Rogil
Sairemos de Silves acompanhando a ribeira de Odelouca e por entre campos de laranjais. Atravessamos uma região rural com campos cultivados e faremos a longa subida à Fóia (902m) ponto mais alto da Serra de Monchique e de todo o Algarve. No alto as vistas são soberbas, desde o mar ao interior que se estende para o Alentejo. Faremos depois uma incrível descida de cerca de 15km e 900m de desnível até à ribeira de Ceixe que seguiremos até subir ao planalto do Rogil.
Duração: 7 a 9 horas; Distância aprox.: 93 Km; Desnível ac. subida: 1700 m.

Dia 4: Rogil - Sagres
Saímos do Rogil por uma levada que alimenta campos cultivados e descemos a lindíssima praia da Amoreira já na Costa Atlântica. Atravessamos Aljezur por pequenos bosques de pinheiro e aproximamo-nos da Costa Atlântica onde chegamos já perto da vila da Carrapateira. Pedalamos por um estradão na falésia com espectaculares vistas sobre a agreste e bela costa vicentina. Daqui até Sagres iremos passar por espectaculares praias isoladas na mais bela costa de Portugal. Finalmente Sagres, a Vila do Infante, terra de aventura e coragem, onde se cruzam as histórias de homens e do mar. Sagres é onde tudo acaba e tudo começa e é onde nós terminamos.
Duração: 6 a 7 horas; Distância aprox.: 70 Km; Desnível ac. subida: 1200 m.

Porquê Travessias
A viagem em travessia tem um espírito próprio e único, permitindo aos participantes viver em cada dia uma aventura diferente, ter um objectivo aliciante, sentir-se mais distante do seu dia a dia e aproveitar mais e melhor o passeio. Depois de iniciar uma travessia sentimo-nos longe e o tempo passa de forma diferente. Sente o desafio da travessia? Fale com a Caminhos da Natureza!